8 curiosidades sobre o sono infantil que toda mãe precisa saber



Essas dicas talvez não solucionem a privação do sono do seu bebê, mas é nossa esperança de que ajude os pais a orientá-lo a dormir melhor através de uma série de posts que vamos apresentar nas próximas semanas.

Compreender sobre o sono infantil pode ajudá-la a solucionar melhor os desafios do sono que seu bebê está enfrentando. Quando entendemos como nosso bebê está dormindo, de certa forma isso ajuda a minimizar dúvidas e a compreender melhor o despertar frequente da criança. Podemos até otimizar cochilos e sono noturno.


1. Os bebês passam cerca de 50% do sono em sono REM (Movimento Rápido dos Olhos)


Os bebês começam a dormir em sono ativo e passam quantidades iguais de tempo em sono ativo e silencioso. Isso significa que 50% do sono do bebê é relativamente leve e geralmente cheio de sonhos. Sono leve pode contribuir para que seu bebê acorde com frequência.


2. Os bebês podem levar até 20 minutos para alcançar um sono profundo


Ao adormecer inicialmente, é muito comum que um bebê demore 20 minutos para alcançar um sono profundo. Se seu bebê acordar de 5 a 20 minutos depois de adormecer, é provável que ele não tenha dormido profundamente. Tente embalar seu bebê de volta ao sono ou, se estiver treinando para dormir, permita que ele adormeça de forma independente antes de correr para buscá-lo.


3. O tempo da soneca é normalmente entre 1h e meia a 2 horas e meia


Uma boa soneca é considerada pelo menos uma hora e meia. Se o seu bebê estiver tirando uma soneca curta, é provável que ele esteja lutando para fazer a transição através dos ciclos do sono (ou seja, permanecer dormindo durante o sono REM ou com sono leve).


4. Os ciclos do sono infantil são de 45 a 60 minutos


O tempo que o bebê está dormindo é formado por ciclos que são curtos em comparação aos adultos. Com ciclos de sono curtos, os bebês tendem a acordar com frequência.


5. O sono infantil começa a se estabilizar em torno de 3 a 6 meses


Se você estiver realmente com dificuldades com o sono do seu recém-nascido, saiba que ele começará a entrar numa rotina em torno dos 3 a 6 meses de idade.


6. Dormir a noite toda pode tem o significado diferente para alguns


Para alguns bebês, isso acontece mais cedo; para outros, muito mais tarde. Alguns consideram dormir durante a noite um período de 6 horas para um bebê mais novo. Para um bebê maior (acima de 6 meses), alguns especialistas acreditam que 10 a 12 horas por noite são possíveis para uma criança em desenvolvimento normal e saudável. Isso não significa que, se seu bebê não estiver dormindo mais durante a noite, você estará fazendo algo errado ou que há problemas no sono dele. Não se apresse para o bebê dormir a noite toda, mesmo se estiver treinando, pois provavelmente acontecerá naturalmente ao longo do tempo se você simplesmente permitir que as coisas se encaixem.


7. Algumas considerações sobre hora de dormir e hora do despertar da manhã


Os recém-nascidos (0 a 3 meses) podem dormir mais tarde inicialmente até que o sono comece a entrar na rotina. No entanto, a hora de dormir ideal para uma criança (mais de 3 meses) é de 18 a 20 horas e a hora ideal de despertar pela manhã é de seis a oito da manhã. As crianças dormem do anoitecer ao amanhecer. Se seu bebê vai dormir tarde da noite, há uma boa chance de que ele sofra por estar cansado demais.


8. Qualquer alimentação que ocorra das 19h às 7h do dia seguinte refeição noturna


Considere isso apenas para fins didático, informativo. Saiba simplesmente que seu bebê está recebendo uma alimentação noturna se ela estiver compreendida durante esse espaço de tempo. As refeições noturnas podem continuar enquanto o bebê precisar delas. Sempre consulte seu médico ou profissional de saúde se estiver pensando em desmamar à noite.



Dica extra:


Você já ouviu falar sobre o swaddle?


Desde o nascimento até os quatro ou cinco meses, os bebês possuem um reflexo desconfortante, no qual se sentem como se estivessem caindo. A sensação de queda causa movimentos bruscos, e o bebê acorda incidentalmente. Saiba que manter uma almofada apertada evita que os bebês se assustem, ajudando o recém-nascido a dormir melhor e por mais tempo. O swaddle de algodão também pode ser conhecido através de outros nomes como woombie, saquinho de dormir, ajudam a manter o bebê enrolado confortavelmente e com segurança. Proporciona uma sensação muito familiar e de aconchego ao seu filho. Ao longo do tempo, faça também o teste de apenas enrolar o tronco do seu bebê, deixando os braços livres.


Tags: bebê; sono infantil; curiosidades sobre o sono; educação infantil, Escola Infantil Vila das Letras.

Segunda a Sexta-feira

07:30 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social