Aromaterapia para bebês: um pequeno guia para você começar


Aromaterapia para bebês

Estudos sugerem que os óleos essenciais podem realmente ajudar os pequenos a dormir a partir dos três meses de idade. Podemos afirmar que a inclusão da aromaterapia em crianças contribui com o equilíbrio, calma e estímulo para o cérebro uma vez que os ajuda a terem uma melhor concentração.


Aqui fazemos uma distinção, óleo essencial não é a mesma coisa do que essência, é importante compreender a diferença antes de prosseguirmos no assunto. O óleo essencial é uma substância natural, concentrada, é o próprio óleo extraído da planta (folha, flor, raiz ou caule) através da enfloração, hidrodestilação, extração por solvente. Já as essências não são naturais, tratam-se de substâncias sintéticas, sem efeito terapêutico.


Tipos de óleos essenciais indicados para bebês


O óleo de lavanda é bem conhecido por suas propriedades calmantes e terapêuticas. Um estudo de 2007 documentou que os níveis de cortisol de mães e bebês diminuem após o uso de um óleo de banho com aroma de lavanda, tem propriedades que ajudam contra o estresse. O óleo de camomila é outro óleo excelente, seguro para o bebê, que você pode gostar de usar com seu pequeno. A camomila é conhecida por ter propriedades relaxantes e sedativas para aliviar a irritabilidade, ajudando com insônia e promovendo o sono. O óleo de laranja doce, é conhecido por ser um aroma feliz e edificante, pode ajudar a reduzir a tensão nervosa, a tristeza e apoia o funcionamento do sistema imunológico. Este óleo é seguro para uso a partir dos seis meses de idade.


Não sabe por onde começar? A seguir, um pequeno guia sobre os princípios básicos da aromaterapia para bebês.


Existem algumas regras simples quando se trata de usar os óleos essenciais com seu bebê. Em primeiro lugar, verifique se os produtos de aromaterapia que você compra são de grau terapêutico 100% puro e de alta qualidade. Você não quer produtos químicos ou fragrâncias adicionadas nos produtos que serão aplicados para uso próprio ou no seu bebê.


Segundo, sempre use um óleo transportador ao usar óleos essenciais e dilua-os. Nunca use óleos essenciais diretamente na pele do bebê. Bons óleos transportadores incluem azeite, óleo de coco ou óleo de semente de uva. Para bebês, isso significa usar 1 a 2 gotas de óleo para cada duas colheres de sopa de óleos transportadores. Viu que é bem pouquinho? O uso de um óleo transportador permite que os óleos sejam distribuídos uniformemente e evita que eles evaporem muito rápido. Por fim, não é aconselhável ingerir por via oral óleos essenciais.


Como usar aromaterapia


Existem várias maneiras de usar a aromaterapia com seu bebê. Tente um banho de aromaterapia. Da próxima vez que seu filho tomar banho, tente adicionar um pouco de óleo de lavanda na água do banho. Não se esqueça de diluir o óleo para evitar irritações na pele e permitir dispersão adequada, basta adicionar uma gota de lavanda a 1 colher de sopa de óleo transportador.


Outra dica que damos é uma boa massagem na hora de dormir. Após um banho relaxante, deite o bebê e faça uma massagem suave, gentil e reconfortante. Aplique nas mãos um pouco do óleo essencial já diluído, quantidade suficiente para deixar um aroma leve e agradável nas mãos. Em seguida, massageie suavemente a sola dos pés do seu bebê. É uma ótima maneira de dar uma relaxada na sua criança e definir o tom para uma noite calma e pacífica, cheia de sono.


Em casa utilizamos muito o óleo essencial no travesseiro. Aplicamos apenas uma gota do óleo concentrado (sem estar diluído mesmo para não manchar o travesseiro), e realmente temos um sono profundo e revigorante.


Quer investir um pouco mais? Você pode difundir óleo essencial no quarto da criança usando um difusor ultra-sônico sem calor para perfumar e purificar o ar. O seu baby vai colher os benefícios terapêuticos enquanto dorme a partir dos três meses de idade.


Que óleos evitar


Devido a seus componentes químicos, alguns óleos essenciais não são seguros para uso em bebês e crianças. Portanto, é melhor evitar os óleos abaixo: eucalipto, alecrim, dente de alho, melissa, orégano.


Em caso de dúvida, é sempre melhor consultar um médico dermatologista. Mas se você seguir os três óleos essenciais listados no início deste artigo e seguir as precauções, você e seu bebê poderão desfrutar dos benefícios que a aromaterapia pode oferecer.


https://babyology.com.au/baby/care/aromatherapy-babies-heres-little-guide-get-started/
56 visualizações

Segunda a Sexta-feira

07:30 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social