Como ajudar meu filho com a atividade escolar?



Qual é a melhor maneira de ajudar nossos filhos a aproveitar ao máximo essas experiências de ensino à distância?


O termo “engajamento” se refere à quantidade e qualidade do tempo que os alunos passam em atividades de ensino à distância. As atividades de ensino à distância podem ser uma experiência de aprendizagem síncrona (em tempo real), onde os alunos têm algum tipo de interação online programada com um professor, ou uma experiência de aprendizagem assíncrona (que não é em tempo real), em que os alunos interagem com os recursos online em seu próprio ritmo .

Independentemente do modo de entrega, muitos alunos são convidados a se envolverem de uma forma que é nova para eles. Sem apoio efetivo de professores e pais para as crianças em casa, as famílias podem facilmente se tornar desinteressadas e frustradas.

Aqui vão seis dicas para ajudar seu filho a manter o foco e permanecer envolvido durante este período de ensino à distância.

1. Planeje uma rotina juntos


Tente estabelecer uma rotina que inclua atividades educativas adequadas à idade que podem ser acompanhadas online. Além disso, considere o tempo para brincadeiras e jogos, assim como o tempo de leitura.

Se não sabe como, confira o nosso post sobre “Dicas de como iniciar a leitura em casa”.

Use as atividades cotidianas como oportunidades de aprendizagem para seus filhos. E não se esqueça de fazer esses planos juntos, sempre que possível.

Embora estabelecer uma rotina e uma estrutura seja extremamente importante para as crianças, percebam que os nossos filhos precisam de algum nível de flexibilidade. Alterne suas atividades. Se seu filho parece inquieto e agitado quando você tenta seguir um plano de estudo com ele, mude para uma opção mais ativa. Não se esqueça de que planejar e fazer as tarefas domésticas juntos com segurança é ótimo para o desenvolvimento das funções motoras finas e grossas.

2. Ter conversas abertas


Incentive seus filhos a fazer perguntas e expressar seus sentimentos com você. Lembre-se de que a criança pode ter reações diferentes ao estresse, então seja paciente e compreensivo. Comece convidando seu filho para falar sobre o assunto. Descubra o quanto eles já sabem e siga seu exemplo. Discuta as boas práticas de higiene. Você pode usar os momentos do dia a dia para reforçar a importância de coisas simples como lavar as mãos de maneira regular e completa. Certifique-se de estar em um ambiente seguro e permita que seu filho fale livremente. Desenhos, histórias e outras atividades podem ajudar a abrir uma discussão.

Tente não minimizar ou evitar suas preocupações. Certifique-se de reconhecer os sentimentos do seu filho e confortá-lo em situações de medo ou insegurança. Demonstre que você está ouvindo, dando a eles toda a sua atenção e certifique-se de que eles entendam que podem falar com você e seus professores sempre que quiserem.

Caso ainda não leu, temos um ótimo post sobre “Dicas para uma conversa encorajadora com seus filhos”.

3. Não tenha pressa


Comece com sessões de aprendizagem mais curtas e torne-as progressivamente mais longas. Se o objetivo é ter uma sessão de 30 ou 45 minutos, comece com 10 minutos e aumente a partir daí. Em uma sessão, combine o tempo online ou na tela com atividades ou exercícios offline tais como desenhar, colorir, pintar, tarefas domésticas simples, ajudar a lavar as folhas da salada...

4. Reduza distrações. Sempre que possível, reduza as distrações quando seu filho estiver fazendo os trabalhos escolares. Isso inclui ruído, bem como ruído visual ou desordem. Um espaço de trabalho designado que seja confortável para seu filho será útil.

Ajuste sua programação conforme necessário. Se seu filho está frustrado - ou alternativamente, se seu filho está muito empenhado em aprender - faça uma mudança em sua programação para permitir uma pausa (e revisite em um dia ou hora posterior) ou para passar um tempo aprofundando-se no assunto. Algumas atividades de aprendizagem serão mais fáceis de realizar do que outras. Considere trabalhar com seu filho nas atividades ou assuntos que são mais difíceis durante as horas do dia, quando ele está mais alerta e envolvido.

5. Forneça feedback positivo imediato


Cada vez que seu filho concluir a instrução de ensino à distância, forneça um feedback imediato e positivo! Algo tão simples como colocar uma marca de seleção, estrela ou adesivo na atribuição de trabalho pode ajudar muito a motivar seu filho. E não se esqueça de celebrar a si mesmo, pois você está desempenhando um papel tão importante para ajudar seu filho a aprender e crescer.

Exemplos de recompensas: elogios, adesivos, escolha um filme, uma guloseima, hora da brincadeira.

6. Proteja as crianças online


As plataformas digitais oferecem uma oportunidade para que as crianças continuem aprendendo, participem de brincadeiras e mantenham contato com seus amigos. Mas o aumento do acesso online traz maiores riscos para a segurança, proteção e privacidade das crianças. Converse sobre a Internet com seus filhos para que eles saibam quais são os cuidados, do que precisam estar cientes e qual é o comportamento adequado nas plataformas que usam, como chamadas de vídeo.

Estabeleçam regras sobre como, quando e onde a Internet pode ser usada. Configure os controles dos pais em seus dispositivos para mitigar os riscos online. Identifique as ferramentas online apropriadas para recreação juntos como jogos e outros entretenimentos online apropriados para a idade. Aqui indicamos dois jogos online pelo computador: “Robô pega letras” e “Tabuada do Dino”.


Não se esqueça de que não há necessidade de crianças ou jovens compartilharem fotos de si mesmos ou outras informações pessoais para acessar o aprendizado digital.

Enfim, o ensino infantil de forma remota ainda é um território tão novo para os professores como para os pais. É essencial obter feedback dos pais sobre o que está funcionando e onde eles precisam de apoio adicional.


Com o pensamento criativo e o esforço de professores e famílias como parceiros, as crianças continuarão a desenvolver seus conhecimentos e habilidades, mas também a desenvolver confiança e amor pelo aprendizado.


Se gostou, compartilhe esse post com alguém!





Tags: #educaçaoinfantil, #atividadeesccolar, #criança, #crianca, #educacaoinfantil, #viladasletras, #dialogo, #relacionamentosaudavel, #infantil, #mae, #pai, #escola, #mãe.



43 visualizações

Segunda a Sexta-feira

07:30 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social