Como e quando ensinar seu filho a usar o penico/vaso?



Dificuldades com o desfralde do cocô? Quando as crianças estão prontas para treinar no banheiro?

Muitos pais devem se perguntarem quando começar o treinamento para usar o banheiro. Saiba que nem todas as crianças estão prontas na mesma idade, por isso é importante observá-las para ver se há sinais de prontidão. Em vez de usar a idade, procure sinais de que seu filho pode estar pronto para começar a usar o penico, como ser capaz de:

- seguir instruções simples

- entender e usar palavras sobre como usar o penico

- fazer conexão entre a vontade de fazer xixi ou cocô e usar o penico

- manter a fralda seca por 2 horas ou mais

- pegar o penico, sentar-se nele por tempo suficiente e depois levantar-se

- puxar/tentar retirar as fraldas

- mostrar interesse em usar o penico ou usar cueca/calcinha


A maioria das crianças começa a apresentar esses sinais entre 18 e 24 meses de idade, embora algumas possam não estar prontas antes disso. Os meninos geralmente começam mais tarde, e demoram mais para aprenderem a usar o penico .


Há momentos em que você pode adiar o início do treinamento para usar o banheiro, como ao viajar, mudando do berço para a cama, mudar para uma nova casa, quando seu filho está doente (especialmente se a diarreia for um fator).


Mas quanto tempo leva o treinamento para usar o banheiro/penico?

Ensinar uma criança a usar o penico não é uma tarefa da noite para o dia. Geralmente, leva entre 3 e 6 meses, mas pode levar mais ou menos tempo para outros. Se você começar muito cedo, o processo tende a demorar mais. E pode levar de meses a anos para conseguir ficar seco à noite.


Temos as seguintes opções para as crianças:

- um penico de tamanho pequeno com uma tigela que pode ser retirada e esvaziada com facilidade no banheiro.

- um assento de criança que pode ser colocado em cima do assento do vaso sanitário que permitirá que seu filho sinta-se mais seguro e não tenha medo de cair. Caso opte por esse, escolha um banquinho para que seu filho possa alcançar o assento confortavelmente e se sentir apoiado.


Normalmente, é melhor que os meninos aprendam primeiro a usar o banheiro sentados, antes de aprender a fazer xixi em pé. Para os meninos que se sentem constrangidos - ou com medo - de subirem em um banquinho para fazer xixi no banheiro, uma cadeira com penico pode ser uma opção melhor.


Você pode até manter um penico no porta-malas do seu carro para emergências. Ao viajar longas distâncias, leve o penico com você e pare a cada 1 a 2 horas. Caso contrário, pode demorar muito para encontrar um banheiro.


Sobre as Calças de Treinamento de banheiro

Calças de treinamento de banheiro laváveis ​​são um passo útil entre as fraldas e as roupas íntimas. Como o controle noturno da bexiga e do intestino das crianças geralmente é mais difícil do que o controle diurno, alguns pais gostam de usar as calças de treinamento de banheiro à noite. Outros preferem ainda que seus filhos utilizem quando estiverem fora de casa. Assim que as calças de treino permanecerem secas por alguns dias, a criança pode passar a usar roupas íntimas.



Dicas para treinamento de toalete


Mesmo antes de seu filho estar pronto para experimentar o penico, você pode preparar seu filho ensinando sobre o processo:

- Use palavras para expressar o ato de usar o banheiro ("xixi", "cocô" e "penico").

- Peça ao seu filho para avisar quando uma fralda estiver molhada ou suja.

- Identifique comportamentos ("Você está fazendo cocô?") Para que seu filho possa aprender a reconhecer a vontade de fazer xixi e cocô.

- Pegue uma cadeirinha onde seu filho possa praticar sentado. A princípio, seu filho pode se sentar com as roupas ou fraldas até que ele esteja pronto.


Se você decidiu que seu filho está pronto para começar a aprender a usar o penico, estas dicas podem ajudar:

- Reserve algum tempo para se dedicar ao processo de treinamento do penico.

- Não faça seu filho sentar no vaso sanitário contra a vontade dele.

- Mostre a seu filho como você se senta no banheiro e explique o que está fazendo (porque seu filho aprende observando você). Você também pode fazer com que seu filho se sente no penico e observe enquanto você (ou um irmão) usa o banheiro.

- Estabeleça uma rotina. Por exemplo, você pode começar pedindo a seu filho que se sente no penico depois de acordar com uma fralda seca ou de 45 minutos a uma hora após beber muitos líquidos. Coloque seu filho no penico apenas alguns minutos algumas vezes por dia e deixe-o levantar-se se ele quiser.

- Faça seu filho sentar no penico de 15 a 30 minutos após as refeições para aproveitar a tendência natural do corpo de evacuar após comer (isso é chamado de reflexo gastro cólico). Além disso, muitas crianças têm uma hora do dia em que tendem a evacuar.

- Peça a seu filho que se sente no penico se você vir pistas claras sobre a necessidade de ir ao banheiro, como cruzar as pernas, grunhir ou se agachar.

Esvazie o cocô da fralda de seu filho no banheiro e diga a ele aquele cocô vai para o penico.

- Evite roupas difíceis de tirar como macacões, as crianças que estão treinando o penico precisam ser capazes de se despirem sozinhas.


Ofereça ao seu filho pequenas recompensas, como adesivos ou tempo de leitura, toda vez que ele utilizar o penico. Assim que seu filho parecer dominar o uso do banheiro, deixe-o escolher alguns pares de roupas íntimas para usar.


Certifique-se de que todos os cuidadores - incluindo babás e parentes - sigam a mesma rotina e usem os mesmos nomes para partes do corpo e atos no banheiro, peça que usem as mesmas abordagens para que seu filho não fique confuso.


Elogie todas as tentativas de usar o banheiro, mesmo que nada aconteça. E lembre-se de que acidentes acontecerão. É importante não punir as crianças que usam o penico nem mostrar decepção quando elas se molham ou sujam a cama. Em vez disso, diga a seu filho que foi um acidente e ofereça seu apoio. Tranquilize seu filho que ele está se preparando para usar o penico como uma criança grande.


Problemas comuns de treinamento de toalete

Muitas crianças que usam o penico têm alguns problemas durante os períodos de estresse. Por exemplo, uma criança de 2 ou 3 anos lidando com um novo irmão pode começar a ter acidentes.


Converse com seu médico se seu filho foi treinado para usar o penico e está tendo problemas regularmente ou se seu filho tiver 4 anos ou mais e ainda não aprendeu a usar o banheiro. Lembre-se que a criança está passando por um processo de aprendizagem e portanto, não deve ser punida quando erra. Com paciência e amor chegaremos lá 😊


👉🏻Dicas de produtos para ajudar:

Troninho Para Bebê Azul Lolly 7260-00-AZ (R$ 13,90).



Assento Redutor Infantil Vaso Sanitário Escada Desfralde Azul Buba 11993 (R$ 128,24)





304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo