Como fazer a transição do berço para a cama da criança?




Como fazer a transição do berço para a cama da criança? Quer saber quando dar adeus ao berço de maneira suave e segura? Este post contém o que os pais precisam saber sobre a mudança do berço para uma cama de infantil.


Ao contrário de alguns marcos de desenvolvimento da primeira infância - como o treinamento do penico ou o início de sólidos - a mudança do berço para a cama nem sempre é natural. Como regra geral, porém, os pais devem fazer a mudança antes que seu filho possa escalar sozinho e possivelmente se machucar.

RELACIONADO: Como e quando ensinar seu filho a usar o penico/vaso?


Quando mudar para uma cama infantil


A maioria das crianças pequenas consegue pular sobre a grade do berço quando têm cerca de 85 centímetros de altura e têm entre 18 meses e 2 anos de idade. Claro, alguns bebês são particularmente ágeis e tentarão escalar mais cedo (nesse ponto eles devem ser transferidos para uma cama), enquanto tipos menos aventureiros não tentarão escalar.


Se o seu filho se sente confortável em seu berço e não é um escalador, então não há problema em deixá-lo dormir lá depois dos 2 anos. Porém, quanto mais tempo um bebê fica em seu berço, mais apegado emocionalmente ele pode se tornar e mais difícil pode ser a transição para uma cama de criança.


E se você precisar do berço para outro bebê?


Outro fator que pode determinar a idade do seu filho na cama é a chegada de um novo irmão. Tome cuidado extra se esse for o motivo da transição; conseguir um novo irmão é uma grande mudança, e você não quer que seu filho se sinta como se estivesse sendo deslocado. Nesse caso, comece a transição de um a dois meses antes da chegada do novo bebê. Ao colocar seu filho mais velho confortavelmente situado em sua nova cama, ele pensará no berço como um território neutro - e não como seu local de dormir - quando o bebê chegar. Se possível, desmonte o berço ou guarde-o em um cômodo onde não possa ser visto. Ou tente tornar o berço "impossível de dormir" enchendo-o de bichinhos de pelúcia, brinquedos e cobertores.


Independentemente do motivo da mudança, o ideal é que você queira fazer isso em um momento em que não haja outras mudanças importantes acontecendo na vida de seu filho. Por exemplo, evite fazer o movimento se seu filho estiver passando por um treinamento para usar o banheiro, abandonando a chupeta ou se acostumando a uma nova escola.


Facilitando a transição para uma cama infantil


Antes do seu filho mudar para uma cama, você terá que planejar a logística. Siga estas dicas e truques para manter seu filho feliz.


Busque proporcionar a melhor cama para seu filho. Você sempre pode instalar uma grade de proteção removível em uma cama de solteiro para evitar que seu filho caia dela.


Grade de Proteção Para Cama - Lojas Americanas: R$ 56,90



Peça para seu filho escolher seus acessórios de dormir


Seja qual for a cama que você escolher, deixe seu filho ajudar a escolher lençóis, fronhas, edredons e bichinhos de pelúcia adequados para crianças. Isso pode fazer com que a cama de criança grande pareça mais atraente para ela.


Estabeleça uma rotina de hora de dormir


Como em qualquer momento de transição, ajude a estabelecer uma rotina previsível da hora de dormir. Essa rotina - que pode envolver ler uma história, falar sobre o dia de seu filho ou orar - deve deixá-lo mais tranquilo ao ir para a cama.


Um ritual consistente na hora de dormir também deve ajudar a criança a se sentir querida, auxilia a desenvolver o sentimento de pertencimento. As crianças costumam ter dúvidas sobre crescer e deixar a infância para trás e, por esse motivo, a mudança pode ser difícil para eles. Mas, depois de dominar uma nova habilidade, seja não precisar de fraldas ou mamadeiras, ou passar do berço para a cama, eles têm um verdadeiro sentimento de orgulho e realização.




Tags: #viladasletrasbh, #cama, #berço, #filho, #criança, #bebê.


65 visualizações0 comentário

Segunda a Sexta-feira

07:00 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social