Dicas de como iniciar em casa uma leitura com seu bebê

Ler em voz alta para o seu bebê é uma maravilhosa atividade de interação e que dá um impulso no seu desenvolvimento. Mesmo que uma criança não entenda tudo o que você está fazendo, a leitura é importante para o cérebro do bebê, sabe por quê?



Lendo em voz alta:


  • Auxilia no desenvolvimento do bebê sobre a comunicação.

  • Introduz conceitos como números, letras, cores e formas de uma maneira lúdica.

  • Desenvolve habilidades cognitivas como a atenção, escuta, memória e vocabulário da criança.

  • A leitura oferece informações aos bebês sobre o mundo ao seu redor.


Ouvir palavras ajuda a construir uma rica rede de conexões no cérebro de um bebê. Quando os pequenos atingirem o primeiro ano de vida, eles terão aprendido os sons necessários para expressar a sua língua. Quanto mais histórias você ler em voz alta, mais palavras seu bebê ouvirá e melhores serão capazes de expressá-las. As crianças cujos pais conversam e leem para elas geralmente sabem mais palavras aos 2 anos do que aquelas que não passam por essa rotina. E as crianças que são envolvidas na leitura como ouvinte durante seus primeiros anos têm mais chances de aprenderem a ler na idade adequada.



O poder da transformação da leitura para o seu bebê


A leitura auxilia no desenvolvimento social e emocional da criança quando ela ouve você usando muitas emoções diferentes e sons expressivos. Ajuda no desenvolvimento social e nas habilidades de raciocínio ao incentivar seu bebê a olhar, apontar, tocar e responder perguntas. Seu bebê melhora as habilidades de linguagem, copiando sons, reconhecendo imagens e aprendendo palavras.


Mas talvez o motivo mais importante para ler em voz alta seja o fato de estabelecer uma conexão entre as coisas que seu bebê mais ama: sua voz e a proximidade com você e os livros. Passar um tempo lendo com seu bebê mostra que a leitura é importante. E quando os pais leem um livro frequentemente com alegria, entusiasmo e proximidade, os bebês e crianças começam a associar livros à felicidade - e novos leitores são criados.



Idades diferentes, estágios diferentes


Os bebês pequenos podem não saber o significado das figuras em um livro, mas podem se concentrar neles, especialmente rostos, cores brilhantes e padrões diferentes. Quando você lê ou canta canções de ninar, pode divertir e acalmar a criança.

Entre 4 e 6 meses:

Seu bebê pode começar a mostrar mais interesse em livros. Escolha livros resistentes de vinil ou tecido com cores vivas e texto familiar, repetitivo ou rimado. Seu filho vai pegar e segurar livros, vai querer levá-lo à boca, mastigar e jogá-los no chão também, permita essa incrível experiência a ele!

Entre 6 e 12 meses:

Seu bebê começa a entender que as figuras representam objetos e pode começar a mostrar que gosta mais de certas figuras, páginas ou mesmo histórias inteiras do que outras. Seu bebê responderá enquanto você lê, pegando o livro e emitindo sons. Em 12 meses, seu filho pequeno começará a apontar para objetos em uma página e repetirá seus sons, passa a interagir um pouco mais virando as páginas de um jeito um pouco descoordenado.



Quando e como ler


Veja que excelente dica sobre a leitura em voz alta: não são necessárias habilidades ou equipamentos especiais, apenas você, seu bebê e alguns livros. Leia em voz alta por alguns minutos por vez, mas faça-o com frequência. Não se preocupe em terminar livros inteiros - concentre-se nas páginas que você e seu bebê gostam.

Tente ler todos os dias, talvez antes da hora de dormir. Ler antes de dormir permite que você e seu bebê se abracem e se conectem. Ele também define uma rotina que ajudará a acalmar seu bebê. Também é bom ler em outros horários do dia, escolha aqueles momentos em que o bebê está alimentado e alerta.



Aqui vão mais algumas dicas de leitura:


O abraço enquanto você lê ajuda seu bebê a se sentir seguro, quente e conectado a você.

Leia com expressão, aumente ou diminua sua voz onde for apropriado, ou use vozes diferentes para caracteres diferentes. Solte o seu lado artístico!


Não se preocupe em seguir o texto exatamente. Pare de vez em quando e faça perguntas ou faça comentários nas figuras ou no texto. ("Onde está o gatinho? Lá está ele! Que gatinho fofo.") Seu filho pode não ser capaz de responder ainda, mas isso estabelece as bases para fazê-lo mais tarde.


Cante rimas infantis, faça sons engraçados de animais ou bata com o bebê no joelho - qualquer coisa que mostre que a leitura é divertida. Os bebês amam e aprendem com a repetição, portanto, não tenha medo de ler os mesmos livros repetidamente.



O que ler


Os livros para bebês devem ter texto simples, repetitivo e familiar, além de imagens nítidas. Durante os primeiros meses de vida, seu filho gosta de ouvir sua voz. Assim, você pode ler quase tudo, especialmente livros com uma canção ou texto rimado. À medida que seu bebê fica mais interessado em ver as coisas, escolha livros com fotos simples e fundos sólidos.


Quando seu bebê começar a pegar, você pode ler livros de vinil ou tecido com rostos, cores brilhantes e formas. Na fase que ele já começar a responder ao conteúdo dos livros, adicione livros com fotos de bebês ou objetos familiares, como brinquedos. Quando o bebê começar a fazer coisas como sentar na banheira ou comer sozinho, encontre histórias simples sobre rotinas diárias, como dormir ou dormir. Quando o seu filho começar a falar, escolha livros que permitam que a criança repita palavras ou frases simples.


São ótimos para essa faixa etária aqueles livros dobráveis ​​que você pode sustentar ou livros com abas que se abrem para uma surpresa. Os livros de tabuleiro tornam a página mais fácil para as crianças por ser mais firme, e os livros de vinil ou de pano podem ir a qualquer lugar - até a banheira. Bebês de qualquer idade gostam de álbuns de fotos com fotos de pessoas que conhecem e amam. E os bebês adoram rimas infantis! Recomendamos em torno de 10 minutos de leitura com os bebês, e à medida que vão crescendo aumente o tempo para 20 minutos. Acima de tudo, entenda a criança e respeite o tempo dela.


Uma das melhores maneiras de garantir que seu filho cresça para ser um leitor é ter livros em casa. Quando seu bebê tiver idade suficiente para engatinhar até uma cesta de brinquedos e escolher uma, verifique se alguns livros estão na mistura.


Além dos livros que possui, você também pode pegar emprestado na biblioteca. Muitas bibliotecas também possuem histórias para bebês. Não se esqueça de pegar um livro para si mesmo enquanto estiver lá. Ler por diversão é outra maneira de você ser o modelo de leitura de seu bebê. É por isso que o nosso espaço aqui em BH tem o nome de Vila das Letras! Boa leitura e fique à vontade para recomendar algum livro, abraços!

Kandia N. Lewis, PhD

Tags: leitura infantil, educação infantil, bebê, criança, livros, Vila das Letras.

Segunda a Sexta-feira

07:30 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social