Dicas para o seu bebê dormir melhor

Atualizado: Ago 10

Programação e rotina. Sim minhas amigas mamães, conseguir que seu recém-nascido durma mais tempo à noite não é um processo perfeito. Há um processo contínuo.


É tudo sobre tentar coisas novas e encontrar algo que funcione bem para o seu bebê. Aqui está a melhor parte: quando seu bebê dorme melhor, você notará uma criança mais paciente, mais tolerante e mais carinhosa após uma boa noite de sono ou uma soneca de qualidade.


Saquinho de dormir ou swaddle


Desde o nascimento até os quatro ou cinco meses, os bebês possuem um reflexo desconfortante, no qual se sentem como se estivessem caindo, que coisa não? A sensação de queda causa movimentos bruscos, e o bebê acorda incidentalmente. Lá vai a primeira dica, manter uma almofada como escora evita que os bebês se assustem, ajudando-o a dormir melhor e por mais tempo.


Já ouviu falar no swaddle? É um tecido feito de algodão, também conhecido através de outros nomes como woombie ou saquinho de dormir, ajudam a manter o bebê enrolado confortavelmente e com segurança. Proporciona uma sensação muito agradável e familiar para a criança desfrutar de um aconchego ao seu redor. Você pode fazer o teste também de apenas enrolar o tronco do seu bebê, deixando os braços livres.

Limite a duração dos cochilos durante o dia


Sabemos que é difícil acordar um bebê dormindo, mas dormir por muito tempo durante o dia pode roubar o sono noturno. Se o bebê dorme além da marca de 2h a 2h30min, talvez seja interessante acordar o bebê, aproveitar para alimentá-lo e, em seguida, pode deitá-lo para outra soneca.


Se você sentir que o bebê realmente precisa de cochilos mais longos, fique à vontade para aumentar o limite de sonecas para duas horas e meia. A interrupção do sono durante o dia ajudará seu bebê recém-nascido a dormir melhor à noite. Também permite receber mais refeições durante o dia, o que é muito útil. Obviamente, haverá momentos em que o nosso filho estará mais cansado e que vai precisar de uma soneca de recuperação. Não há nenhum problema em permitir que ele durma mais um pouco sem perder de vista a nossa rotina diária.

Relacionados: 8 Curiosidades sobre o sono infantil


Siga o ciclo de comer, acordar e dormir


O bebê acorda e imediatamente come. Então, ele fica acordado por um tempo para brincar e volta a dormir depois…. Este ciclo tem vários propósitos. Primeiro, incentiva a alimentação completa, permitindo que o bebê coma imediatamente após acordar. O bebê terá mais energia imediatamente após acordar.

Além disso, ao alimentar o bebê após o sono, e não antes do sono, o ciclo impede o bebê de associar alimentos ao sono ou de usá-los como suporte para o sono.

Claro, haverá momentos em que será necessário alimentar o bebê antes de dormir, mas, na maioria das vezes, é recomendável priorizar alimentá-lo após ele despertar do sono.

Observação: os recém-nascidos requerem alimentação frequente e descanso para garantir um crescimento saudável e desenvolvimento nos primeiros meses. Sempre alimente seu bebê com a frequência necessária para garantir um ganho de peso saudável. Aos poucos ele começa a entrar na rotina e naturalmente atinge a regularidade do sono.

Use rotinas antes de dormir


É sabido que os bebês progridem com rotina e previsibilidade. As rotinas também são uma excelente ferramenta para ajudar o recém-nascido a se acomodar antes de dormir à noite. Criar rotinas consistentes ajudará a trazer ordem a um mundo muito caótico para o seu bebê.

Escolha uma rotina de pré-soneca que funcione para você.

Uma rotina pré-soneca pode incluir levar o bebê para o quarto, fechar as cortinas, envolver a criança em seu cobertor ou saquinho de dormir para aqueles que utilizam, cantar uma música rápida, dar uma alguns abraços e dizer palavras tranquilizadoras: “Eu te amo. Tenha um bom sono querido (a)”.


Pode incluir ler uma história, um banho, uma massagem, já leu o post sobre aromaterapia para bebês? Tem dicas super interessantes que poderão te auxiliar. Seguindo a mesma rotina, da maneira mais consistente possível, o bebê pode dormir e, com o tempo, ele aprenderá que o sono segue um padrão antes da hora de dormir. Desta forma, tal rotina auxiliará como indutor do sono do seu bebê.

Troque a fralda do seu bebê estrategicamente...


A troca da fralda no meio da alimentação noturna impede que o bebê fique por demasiado tempo acordado após terminar de se alimentar a noite/madrugada. Quando o bebê acorda de madrugada, troque a fralda (se for o caso) e volte a envolvê-lo para que possa voltar a dormir imediatamente após a amamentação. Se você trocar a fralda após a alimentação noturna, o bebê poderá ficar tempo demais acordado, tornando mais difícil para ele adormecer.

Entenda como um bebê dorme

Manter um bebê acordado na esperança de cansá-lo, na verdade resultará em superestimulação, e ele experimentará tanta dificuldade em pegar no sono quanto de permanecer no sono profundo. É muito provável que o bebê tenha um sono mais curto se estiver cansado demais.

Observação: lá no início comentamos sobre os cochilos limitados durante o dia, e agora dissemos que um bebê cansado tem o sono mais curto. Não é nosso objetivo manter o bebê acordado por longos períodos durante o dia pois a criança ficará cansada demais e terá dificuldade de dormir à noite.



Limitar a duração dos cochilos durante o dia tem a finalidade de apoiar o sono noturno, não pretendemos deixá-lo cansado e nem prejudicar o sono à noite. Queremos que o bebê faça o maior número possível de mamadas durante o dia. Pense: quanto melhor ele se alimenta durante o dia, melhor ele vai dormir à noite.

Conclusão: Incentive muitas sonecas e mamadas durante o dia dentro do ciclo de acordar, comer e dormir.

Não se apresse

Inadvertidamente, podemos incentivar o início de um mau hábito de dormir, correndo quando um bebê chora ou sussurra durante a noite. Muitas vezes, os bebês acordam balbuciando e voltam a dormir. A criança pode até chorar brevemente ou balbuciar e ainda estar dormindo, então, vá com calma.

Dê algum tempo ao bebê e veja se ele se restabelecerá. Evite se apressar e atrapalhar esse processo para ajudar seu filho a dormir melhor. Esperar alguns minutos para ver se a criança se acomoda novamente na cama é uma boa maneira para tentar não interromper o sono. Não existe ciência exata. Ouça os choros do seu bebê. Se o choro do seu bebê está começando a aumentar, geralmente é o sinal de que ele precisa de mais conforto e apoio.

Deite o bebê acordado, mas sonolento.


A maneira mais importante de incentivar seu recém-nascido a dormir bem é ensiná-lo a adormecer de forma independente, que é essencialmente o começo do ensino do sono independente.

Os bebês, assim como os adultos, acordam naturalmente durante a noite. Sem saber como voltar a dormir, a criança pode chorar mesmo depois de acordar, independentemente da necessidade real.


Quando o bebê cresce, adormecer de forma independente permite que ele volte a dormir depois de acordar repentinamente durante a noite.

Você pode começar colocando seu bebê em um estado sonolento com a rotina do bebê recém-nascido e depois colocá-lo no espaço de sono seguro e lembre-se, programação e rotina.




Tags: bebê; sono infantil; curiosidades sobre o sono; educação infantil; Escola Infantil Vila das Letras.


https://themilitarywifeandmom.com/starting-babywise-top-10-newborn-baby-sleep-tips/
125 visualizações

Segunda a Sexta-feira

07:30 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social