O poder do jogo: conheça os benefícios para o desenvolvimento infantil


benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil na Escola Infantil Vila das Letras

Brincar é algo que deve fazer parte da rotina das crianças. Brincar é um meio de aprender sobre o mundo, sobre si mesmo e interagir com os outros. É tão importante que as Nações Unidas listaram como um dos direitos básicos de todas as crianças.

Na Escola Infantil Vila das Letras, reconhecemos a importância do jogo. Até tornamos isso um dos pilares das nossas atividades educacionais recomendadas diariamente, dessa forma, novos caminhos e horizontes abrem-se para o desenvolvimento de habilidades de alfabetização precoce.

Com o dever de casa e as atividades extracurriculares competindo por atenção, a rotina de outras atividades pode levar ao esquecimento ou falta de tempo para as brincadeiras. Já escrevemos um post sobre isso e se você tem dúvidas ou quer saber um pouco mais sobre como ajudar o seu filho com a atividade escolar clique aqui. Saiba que existem motivos importantes pelos quais você deve garantir que seu filho possa brincar todos os dias. Acompanhe comigo para entender um pouco mais por que as crianças precisam brincar.

Por que brincar é importante para as crianças?


Brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil, e podem ser estruturadas, voltadas ao aprendizado, e inclusive brincadeiras livres sem um roteiro definido.

1. Brincar cria imaginação e criatividade

Durante as brincadeiras, as crianças costumam imitar os adultos e criar jogos de faz de conta. Quando uma criança faz isso, ela está exagerando na imaginação. Eles criam narrativas complexas em torno desses papeis e aprendem a pensar de maneira abstrata. Esse pensamento abstrato é a base para um aprendizado mais avançado e solução de problemas.

2. Brincar promove o crescimento cognitivo

Vários especialistas concordam que brincar é essencial para o desenvolvimento do cérebro. O jogo livre afeta positivamente o desenvolvimento neurológico, influenciando como os circuitos neurais do cérebro são conectados. O jogo livre tem um impacto benéfico na confiança, inteligência e comunicação.

3. Brincar colhe benefícios emocionais e comportamentais

Brincar regularmente pode reduzir a ansiedade, o estresse e a irritabilidade das crianças, ao mesmo tempo que contribui com a felicidade e autoestima da criança. Além disso, melhora a flexibilidade emocional, melhora a resiliência e fornece uma maior capacidade de lidar com mudanças. Sabemos que o mundo exige cada vez mais habilidades emocionais através do fortalecimento da inteligência emocional da criança. Por meio da brincadeira, as crianças podem enfrentar os desafios da vida de uma forma que possam compreender, organizar e processar as ideias.

4. Brincar facilita a interação do grupo

Sim, as habilidades sociais são importantes, e através das brincadeiras em grupo as crianças são apresentadas aos papeis sociais e às normas culturais. A interação de grupo auxilia no desenvolvimento das habilidades necessárias para jogar cooperativamente dentro das estruturas do grupo. Também lhes dá a oportunidade de aprender sobre autocontrole, testar relacionamentos e entender o comportamento de grupo aceitável. As habilidades aprendidas em brincadeiras em grupo podem ajudar a formar a base das habilidades sociais de uma criança.

5. O jogo incentiva uma maior independência

O jogo solitário pode ser tão valioso quanto o jogo em grupo. Ajuda as crianças a se prepararem para situações sociais, proporcionando um forte senso de independência e promovendo a criatividade. As crianças que optam por brincar sozinhas em um playground também podem aprender dicas sociais observando outras interações em grupo à distância.

6. O jogo promove a boa forma física

As crianças adoram ser ativas. Os exercícios ajudam a promover indivíduos saudáveis ​​e em boa forma física. Brincar incentiva essa atividade, dando às crianças a oportunidade de aprimorar os reflexos, controle dos movimentos, melhorar as habilidades motoras grossas e desenvolver um maior equilíbrio. Eles também constroem músculos fortes, melhoram a densidade óssea e aumentam a função cardiovascular. O incentivo ao jogo ativo pode ter efeitos positivos de longo alcance na saúde.

Procure saber qual é a estrutura que a escola oferece ao seu filho para brincar

Brincar é uma parte essencial do crescimento e do aprendizado de habilidades fundamentais para a vida, portanto, reserve um tempo para isso todos os dias. É importante que o espaço educacional ofereça uma variedade de atividades de jogos livres, brinquedos como o Lego que estimulam a criatividade, espaço destinado à biblioteca com livros ao alcance das crianças, assim como atividades de jogo baseadas em aprendizagem (jogo da memória, jogos de madeira de encaixe e de construir formas...).


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo