"Pra cama hoje não!" O que fazer quando meu filho não quer dormir sozinho?

Atualizado: Set 11


O medo da escuridão e o sentimento de solidão devido à ausência dos pais são motivos comuns para a criança não querer dormir sozinha. O imaginário das crianças é muito rico, sendo frequente os pesadelos, existência de monstros e fantasias. Nessa etapa, é de fato mais comum as crianças procurarem a cama dos pais.



Não se preocupe, porque seus filhos acabarão escolhendo espontaneamente seu próprio espaço à medida que crescem.

Entretanto, saiba que ajudar as crianças a enfrentarem esses medos é tarefa dos pais, o que pode ser feito através de conversas para entender o seu filho. Talvez até cheguem a um “combinado” permitindo que o filho durma com os pais uma vez por semana por exemplo. Dessa forma, os pais atendem moderadamente o pedido do filho e aos poucos fazem uma transição mais suave da rotina da criança. Então, vamos às dicas:

1 – Planeje a rotina da criança antes de dormir.

Antes de deitar, evite refeições muito fartas e atividades físicas estimulantes ao seu filho, recomenda-se também a ingestão de líquido moderada e um ambiente agradável com cama confortável e temperatura amena. A adoção de rotinas ajuda a criança a entender o quando o momento de se deitar está se aproximando, exemplo: colocar o pijama, escovar os dentes, deitar na cama, contar uma história, carinhos, beijos e afagos.



2 – Criar a rotina na sua criança desde cedo para dormir em seu quarto.

A adaptação torna-se mais tranquila quando desde cedo a criança já é acostumada a dormir em seu próprio quarto, de forma que ela já reconheça onde é o seu lugar para dormir.



3 – Objetos tranquilizadores.

Já escrevemos um post sobre estratégias sensoriais e quais objetos podemos utilizar, se ainda não viu clica aqui. Um ursinho de pelúcia, um porta retrato ao lado da cama, um cobertor que ela goste muito, deixar a luz do abajur acesa, podem ajudar as crianças a lidar com seus medos se ficarem sozinhas no quarto.



4 – Levantar no meio da noite para dormir na cama dos pais.

Evite que a criança deite na sua cama ao acordar no meio da noite por medos ou pesadelo, digestão ruim, sede, necessidade de ir ao banheiro. Caso contrário, a criança que vai à cama dos pais começa a entender que é possível dormir com eles em determinadas circunstâncias, o que pode virar um hábito.



5 – Tenha firmeza e paciência

A consistência é a nossa palavra-chave, então mantenha a rotina que foi planejada para não enviar mensagens confusas para o seu filho. Não é fácil, mas busque o autocontrole e não perca a paciência. Se for levar seu filho de volta para o quarto dele, busque ser compreensivo pois ali pode estar ocorrendo um sentimento de insegurança ou dependência dos pais.


6 – Estimular a autonomia da criança durante o seu desenvolvimento.

Incentive que o seu filho a realizar as próprias atividades conforme a sua idade permitir como arrumar a cama, trocar de roupa, comer. Permita que seu filho escolha os lenções novos para a cama dele ou que ele reposicione a cama no quarto para ele se sentir melhor. Durante esse processo, a criança adquire confiança em suas próprias capacidades, o que gera autonomia tornando-a apta a conviver bem em momentos sem a presença de adultos como durante a noite.



7 – Converse com o seu filho

O diálogo vai auxiliar a identificar se existem fatores de estresse ou medo que dificultem o sono da criança ao ficar sozinha. Aproveite esse momento para contar ou inventar uma história com um final em que ela saia vencedora contra um pesadelo, podem também fazer um desenho juntos onde a criança vence os monstros que a estavam amedrontando.



Dica extra: recomendamos um ótimo livro chamado "Pra cama hoje não!" por Ana Terra e Ilan Brenman, você pode encontrar ele usado por menos de R$ 15,00. Resumo do livro: Fernanda fazia tudo sempre igual. Acordar, ir para escola, brincar, dormir. Mas em uma noite ela decidiu que não iria dormir. Assustado, os pais quiseram saber como aquilo se resolveria e, só então, entenderam que mudar a rotina poderia ser bom.




tags: #educaçaoinfantil, #viladasletras, #sonoinfantil, #criança.

51 visualizações

Segunda a Sexta-feira

07:30 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social