Seu filho tem alergia respiratória? Então confira as dicas que separamos para você.


Casos de alergias respiratórias ocorrem com maior frequência no período seco. As mais comuns em crianças são a rinite alérgica, provoca desconforto, entupimento nasal, coceira, crises de espirro. Boa parte dos casos está relacionada a uma predisposição genética. Entretanto, observando alguns cuidados, seu filho poderá ter maior qualidade de vida, e vamos te mostrar como.

Os ácaros estão presentes no colchão, no travesseiro, coberta, sofá, tapete...


Inicialmente, saiba que os ácaros são atraídos por partículas de matéria orgânica que naturalmente soltamos como escamações da pele, tecido epitelial. Portanto, os cuidados ambientais são uma das formas mais importantes e saudáveis de contribuir com o tratamento de alergia respiratória e devem ser realizados em qualquer fase ou gravidade da doença. A melhora dos sintomas pode ser constatada gradualmente.


Separamos algumas dicas que poderão auxiliar neste controle da alergia respiratória do seu filho.


Livre-se do excesso de objetos de decoração (cortinas, quadros, tapetes, almofadas). Isso facilitará a limpeza, evitando o acúmulo de poeira e ácaros.


Evitar uso de spray (inseticidas, desodorantes, perfumes, etc.), que deixam partículas suspensas no ar e que irritam as vias respiratórias.


Os edredons devem ser lavados quinzenalmente e colocados ao sol uma vez por semana. Evite o uso de cobertores pois são mais propensos ao acúmulo de ácaro. Uma solução que te apresento é sempre utilizar um lençol por baixo e por cima do cobertor, dessa forma, a limpeza torna-se mais fácil.


Forre o colchão e o travesseiro com capas impermeáveis. Dessa forma, você evitará o contato com a poeira acumulada dentro da espuma e impedindo a entrada de mais poeira. As capas podem ser antialérgica (encontradas em lojas especializadas), de napa ou plásticas e devem ser limpas com pano úmido a cada troca da roupa de cama (1 vez por semana).


Troque as roupas de cama semanalmente, dessa forma, evitará o acúmulo de ácaros que naturalmente com o tempo é depositado no local.


O estrado da cama deve ser limpo uma vez por mês, tirando o colchão e passando pano úmido em cada fresta. Sim, dá um pouquinho de trabalho mas vai ajudar a controlar as crises alérgicas.


A cabeceira da cama não deve ser colocada perto de janelas e cortinas, ou embaixo de prateleiras e armários, dessa forma, você evitará a exposição ao pó.


Dê preferência a brinquedos com superfície lisa e que possam ser laváveis.


Na hora da faxina, o alérgico deve usar máscaras de proteção que podem ser encontradas em casas especializadas.


A fumaça do cigarro é um dos poluentes mais comuns e provoca irritação das vias respiratórias.


As partículas de fumaça ficam suspensas no ar por muito tempo, portanto, não fume, nem deixe ninguém fumar dentro de casa ou perto das janelas ou portas.


Evite mudanças bruscas de temperatura, evite ambientes com ar condicionado, ventiladores.

Incentive seu filho a praticar esportes, melhora o condicionamento, gera hábitos saudáveis e atividades ao ar livre, tudo que ele precisa para controlar a alergia não é mesmo?

Dica extra: em tempos muito secos, pode ser utilizado um soro fisiológico de spray nasal para umidificar as narinas e facilitar a respiração. Lembre-se de aumentar o consumo de água para melhor hidratação em tempos secos. Sempre consulte um médico para garantir o melhor tratamento ao seu filho.

Se gostou, compartilhe com quem você acha que tem interesse.

Estamos no Instagram também com conteúdo diário no @viladasletrasbh, até a próxima!

Tags: #maternidade, #educaçaoinfantil, #atividadeesccolar, #crianca, #educacaoinfantil, #viladasletras, #alergiainfantil, #infantil, #mae, #pai, #mãe.

45 visualizações

Segunda a Sexta-feira

07:30 às 19:00

Berçário, Maternal I, Maternal II, 1º Período, 2º Período

Turno: Integral/ Parcial

Endereço:

Rua Júpiter, 302, Bairro Ana Lúcia

Belo Horizonte/Sabará, MG - Brasil

(31) 9 9745-9186 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social